Se você já leu nosso texto sobre a importância do sal, sabe que a falta ou o excesso dele provocam desequilíbrios no organismo. Sim, o sal favorece diversos processos químicos do organismo humano, mas seu excesso é prejudicial para a saúde, resultando em problemas de hipertensão arterial (pressão alta), que potencializam os riscos de doenças cardíacas. Por isso, é recomendada a ingestão de quantidades equilibradas de sal na nossa rotina.
Mas qual a quantidade ideal para se consumir?
A dose diária necessária para cada indivíduo situa-se geralmente em torno de 5 gramas (aproximadamente 3 colheres de café). Essa porção varia para cada um de nós, dependendo de características genéticas, alimentares e de nosso estilo de vida. Para uma orientação adequada ao seu caso específico, aconselhamos consultar um nutricionista.
É de costume, ao diminuirmos a quantidade de sal em nossa dieta, um certo estranhamento ao saborearmos alimentos (o famoso gosto de “nada”). Mas não se preocupe! As papilas gustativas presentes na boca são responsáveis pela identificação do gosto salgado dos alimentos, e demoram aproximadamente 3 meses para estarem totalmente adaptadas a uma nova alimentação. Por isso, mantenha a calma. O incomodo gerado pela pouca utilização de sal logo será adaptado, reconfigurado e substituído em nosso paladar.
O que achou do conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas saibam como administrar a quantidade de sal que consomem diariamente.