Hoje vamos falar de algo que vai além da atuação da Norsal, mas que não poderia deixar de ser tema em um site como este, que busca acima de tudo trazer visibilidade às questões de sustentabilidade e preservação ambiental. Em especial, porque também sabemos onde está o nosso amado público: na cozinha!
Por isso, se você está buscando estratégias para reduzir os impactos negativos que seus hábitos de cozinha causam ao planeta, este é o lugar certo! Fazer escolhas sustentáveis na cozinha pode parecer mais difícil do que realmente é. Por isso, reunimos uma seleção de práticas que você pode adotar desde já:
1. Comece reduzindo o desperdício de alimentos.
Planeje suas refeições com antecedência, compre apenas o que precisa e armazene os alimentos corretamente para prolongar sua vida útil. Use restos de comida para fazer novas refeições ou congele-os para uso posterior. Uma boa solução é usar os restos de comida em sua própria compostagem (falaremos disso na dica 7), para evitar que eles acabem em aterros sanitários.
2. Reciclar é uma obrigação!
Familiarize-se com os materiais que podem ser reciclados na sua cozinha. Isso geralmente inclui papel, papelão, plástico, vidro e metal. Antes de descartar, lave e seque, removendo qualquer resíduo ou sujeira. Verifique as diretrizes de reciclagem do seu bairro ou comunidade, para saber quais tipos de materiais são aceitos no programa de reciclagem, já que alguns materiais são de uso único.
3. Opte por alimentos locais e sazonais.
Prefira alimentos produzidos localmente sempre que possível, pois eles geralmente têm uma pegada de carbono menor devido à distância de transporte mais curta. Além disso, opte por alimentos da estação, que são cultivados naturalmente, com menos recursos para sua produção.
4. Evite alimentos excessivamente processados e excesso de embalagens.
Sempre que possível, opte por alimentos frescos ou minimamente processados, e fique atento aos produtos com excesso de embalagem. É sempre melhor escolha marcas como a Sal Lebre, que se esforçam para desenvolver embalagens recicláveis ou biodegradáveis. Outra boa sugestão é dar preferência aos produtos a granel, usando sua própria sacola reutilizável.
5. Sim, dá para economizar água e energia na cozinha!
Use a água de forma consciente, fechando as torneiras enquanto não estiver em uso e consertando vazamentos rapidamente. Ao cozinhar, utilize panelas com tampa para reduzir o tempo de cozimento e economizar energia. Prefira métodos de cozimento mais eficientes, como panela de pressão ou forno elétrico.
6. Os equipamentos e utensílios eco-friendly estão em alta.
Escolha eletrodomésticos e utensílios de cozinha com alta eficiência energética e durabilidade. Produtos feitos com bambu, cerâmica ou aço inoxidável são excelentes, pois estes são materiais sustentáveis. Dê um basta nos utensílios descartáveis de plástico!
7. O maravilhoso mundo da compostagem!
Que tal transformar restos frutas, legumes, cascas de ovos, borra de café, folhas secas, aparas de grama, serragem, entre outros resíduos vegetais em adubo? Rica em nutrientes para suas plantas, a compostagem é uma maneira eficaz de reduzir o desperdício de alimentos e reciclar resíduos orgânicos de forma sustentável. Só não esqueça de evitar o uso de materiais de origem animal, como carne, laticínios e gorduras, pois podem atrair pragas e causar odores desagradáveis.
Pronto para adotar um estilo de vida mais consciente e ecológico? Basta começar a praticar essas dicas sustentáveis na sua cozinha.
Compartilhe também com seus amigos e familiares, para que cada vez mais pessoas apliquem sustentabilidade nos hábitos do dia a dia.